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segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Projeto Horta na Escola



PROJETO
HORTA NA ESCOLA










Professora Darli Noronha
Período integral-Complemento Educacional
C.E 02 E C.E 04











São Paulo, Março de 2013

______________________________________________________________

Justificativa

O projeto horta tem o propósito de dar oportunidades para que o aluno amplie seu campo de conhecimento, promovendo e estimulando as atividades de pesquisas laboratoriais e cientificas dentro e fora da sala de aula, onde possa explorar seu meio, de forma teórica e prática, com pesquisas e experimentos, tanto do campo das ciências biológicas como do meio ambiente. Com o objetivo de aproximar o aluno do solo, da terra e das plantas: hortaliças, sementes, água, luz, etc., principalmente as suas importâncias na vida, relacionando as experiências teóricas e praticas com as outras áreas do conhecimento de forma multidisciplinar.
Neste projeto a criança terá oportunidades de desenvolver atividades individuais ou em grupo de forma continua.  De modo que o sistema aplicativo do projeto idealiza que o aluno possa ampliar sua área de conhecimento numa visão global em tempo e espaço.
O projeto horta também visa que o aluno compreenda a importância dos produtos naturais para o meio ambiente, processos de produtos naturais, químicos e orgânicos; assim como as inovações, hábitos alimentares, benefícios dos alimentos para sua saúde, importância do cultivo e reaproveitamento de matérias, sistema sócio econômico, produção de consumo, valorização da cultura do campo e a contribuição no sistema de sustentabilidade do nosso planeta. 
Do simples ao útil, o projeto horta na escola, delineará uma meta, esperando que o aluno possa transmitir o conhecimento adquirido para dentro de sua realidade, criando e elaborando estratégias num sistema continuo e pratico, com mecanismo capaz de gerar mudanças culturais e socioeconômicas em seu meio de convivência.


Desenvolvimento

·         A princípio os grupos serão divididos para fazer pesquisa de campo, elaborando métodos para criação da horta da escola: explorando diversos campos de informações, solo, materiais de cultivo e cuidados.  

·         Educador e educando debaterão o assunto e registrarão os recursos necessários para o sucesso do projeto.  

·         Em segundo passo os alunos serão orientados sobre a importância da horta na escola e na vida cotidiana do mesmo, por meio de aulas expositiva, argumentativa e prática.

·         Na prática os alunos e o mediador estarão assumindo a responsabilidade de preparar os canteiros da horta, selecionar espécie de plantas, semear, plantar, replantar, irrigar, fertilizar, adubar, limpar e pulverizar sempre que for necessário o espaço, cuidando do solo com a finalidade de obter sucesso produtivo no cultivo e desenvolvimento das plantas.

·         Para o bom desenvolvimento do projeto os alunos solicitarão apoio e auxilio das merendeiras para recolher resíduos de lixo orgânicos que poderão ser reutilizados na fertilização da terra.


·         Os canteiros das plantas serão divididos por espécies, plantados diretamente no solo e também serão montados canteiros com apoio de suportes de materiais recicláveis (pneus e garrafas pets), também preparando um reservatório para deposito dos lixos orgânicos passarem pelo processo de decomposição que servira de fertilizantes naturais para a horta.

·         O trabalho na horta será desenvolvido em maior parte de formas manuais, com apoio de algumas ferramentas agrícolas, como por exemplo: regador, rastelo, enxada, colher, pá e garfo de jardinagem.

·         O Plantio, o replante e cuidados das plantas serão de acordo com manuais de cultivo de cada espécie em épocas e climas favoráveis.

·         A colheita das hortaliças ocorrerá sempre que estiverem no ponto certo; sendo destinada para o próprio consumo da escola.


Conteúdo

  • Arte sobre alimentos naturais
  • Cultivo do solo: preparação, montagem e cuidados de horta
  • Culinária com produtos naturais
  • Debate e roda de conversa
  • Dramatização sobre alimentos naturais
  • Higiene dos alimentos
  • História dos sistemas de irrigação
  • Importância da alimentação saudável  
  • Importância dos recursos naturais para o meio ambiente
  • Modificação da natureza pelas ações dos homens
  • Musical sobre alimentos naturais
  • Mural temático: Exposição de desenhos, fotos, recortes e colagens
  • Pesquisa com apoio de materiais didáticos e tecnológicos
  • Pesquisa de campo
  • Produtos naturais e químicos  
  • Reaproveitamento de lixo orgânico
  • Relação multidisciplinar do projeto horta, com as diversas disciplinas da grade curriculares de ensino: geografia, história, arte, ciências, matemática, português, etc.
  • Sistema de germinação e desenvolvimento das plantas
  • Sistema de preparo de fertilizante e pulverizadores naturais
  • Sistema sócio econômico e cultural
  • Vídeo aula sobre plantas, alimentos e benefícios




Estratégia

Como estratégia o projeto horta na escola, segue aulas expositivas, argumentativa e prática, sistematizando a mediação do contato entre educador e educando, utilizando do apoio de diversas fontes de informações e pesquisas, diversos recursos pedagógicos, diversos recursos audiovisuais e materiais; exploração e estudo de espaço e tempo, inter relacionando o meio ambiente de forma multidisciplinar.


Objetivo Geral

·         O projeto Horta foi elaborado visando trabalhar com o complemento educacional, envolvendo o trabalho em grupo com a finalidade de apontar mais de uma das variáveis fontes e recursos do processo de ensino e aprendizagem.

·         Uma das metas do projeto horta na escola é: contribuir com as etapas do desenvolvimento da criança. De forma que as ações pedagógicas possibilitem que as atividades possam ir além das disciplinas curriculares desenvolvidas em sala de aula, conforme sugerem os métodos de ensino dos parâmetros curriculares dos temas transversais.
   
·         Outro ponto positivo do projeto horta na escola é: integrar à comunidade na proposta, onde os alunos possam expor seu trabalho como cidadãos participativos, criativos, dinâmicos e atuantes. Podendo assim apontar como e porque este projeto pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dentro e fora da escola, beneficiando um bem em comum de todos os participantes.


Objetivos específicos

·         Tendo como objetivo específico: o despertar do aluno para as diversas formas de explorar o conhecimento e aprendizagem, por meio de pesquisa, observação, reflexão e prática no processo de mediação, troca de informações e experiências entre educadores e educando, num sistema multidisciplinar.


·                Despertar a curiosidade do aluno para coisas e ações inovadoras, intermediando atividades relacionadas às propostas dos temas transversais, estimulando o senso de pesquisa, envolvendo desde o simples cultivo da terra com as mais amplas disciplinas
 Da grade curricular de ensino.

·                Possibilitar que o aluno explore diversos espaços e campos de pesquisas.
       
·                Estimular a participação do aluno de forma ativa e pratica no projeto, para que entenda a            ligação do homem com o meio ambiente em tempo, espaço, avanços, desenvolvimento e técnicas do cultivo solo e seus benefícios.
     
·                Conscientizar os alunos sobre a importância do trabalho e da cultura do homem do
Campo, desde a era primitiva até os tempos modernos.

·                Orientar o aluno sobre os produtos naturais, orgânicos e químicos.

·                Incentivar e orientar a criança sobre a alimentação saudável

·                Despertar no aluno a curiosidade dos sabores na degustação de novo alimento que antes eram rejeitados

·                Possibilitar que o aluno possa identificar e diferenciar cada produto em formas, cheiros e sabores.

·                Orientar as relações dos valores nutritivo dos produtos naturais e, sua importância para saúde e meio ambiente.


Recursos pedagógicos

Atividades práticas manuais e experimentais, atividades impressas, mimeografadas, ou xerocadas, pôster, recursos audiovisuais, recursos tecnológicos, quadro negro, giz, revistas, livros, jornais, materiais artísticos gerais, materiais recicláveis, brinquedos, jogos recreativos e didáticos.


Metodologia

Aulas mediadoras, argumentativas, recreativas, reflexivas, expositivas com procedimentos teóricos e práticos: promovendo ligação direta com o campo do projeto, brincadeiras, recreações, culinária, cultivo da terra, debates, rodas de conversa, atividades didáticas, atividades artísticas, interpretação de texto e imagem, musical, dramatização, seção de videoteca, pesquisa de campo e pesquisas tecnológicas.


Critérios de avaliação

Avaliação será realizada a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, de forma contínua durante toda a realização do projeto, utilizando diversos instrumentos de registro para acompanhar o processo do desenvolvimento, tanto no individual como no coletivo com o critério de reformular os métodos aplicativos sempre que for necessário, para analisar o aproveitamento e aprendizagem do aluno.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ACHARAM, Y.M. - As Plantas que Curam. Vol. I - 1ª edição - Ed. Li Bra. - São Paulo.

CORRÊA, Anderson Rodrigues – Plantas medicinais: do cultivo, á terapêutica, Petrópolis, RJ: editora Vozes, 1998.

COSTA, R. - Notas de Fitoterápica. - 2ª edição - Rio de Janeiro, 1958. Guia Rural -
Ervas e Temperos. Ed. Abril - São Paulo, 1991.

PCN – Parâmetro curricular da Educação: Temas Transversais da Educação Básica – Secretaria da Educação fundamental, Brasília, M, 1997/2002.

PCN-Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente: saúde/ Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental, 3 ed. Brasília: A Secretaria, 2011.

PRIMAVESI, A. - Manejo integrado de pragas e doenças. Ed. Nobel - São Paulo, 1988.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES – Prefeitura Municipal de Jundiaí, 2003, Horta Escolar.

TEIXEIRA, A.S. - Dicas de Alimentos e Plantas para a Saúde. Ed. Tecnoprint S.A. -
Rio de Janeiro, 1983.




BRASIL. MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente: Saúde. MEC/SEF. 3ª ed. Brasília-DF, 2001. BRASIL. MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural: Orientação Sexual. MEC/SEF. 3ª ed. Brasília-DF, 2001.



www.projetoalavanca.org.br- Como montar um bom planejamento de aula

WWW.portal.mec.gov.br - Proposta pedagógica para projetos complementares educacionais

Projeto educando com a horta escolar


Anexos


Classificação e Espécie



Folhas
Rúcula, alface, almeirão, couve, chicória, repolho, acelga, etc.
Frutos
Tomate, berinjela, pimentão, pepino, quiabo, abobrinha, etc.
Flores
            Couve flor, brócolos, alcachofra, etc.
Raízes
            Cenoura, beterraba, rabanete, nabo, etc.
Ervas
Salsa, coentro, cebolinha, salsinha, manjericão, etc.

Obs.: As hortaliças também são conhecidas como verduras, frutos e legumes, temperos ou condimentos.

Tabela informativa da importância das hortaliças em nossa alimentação


HORTALIÇA

VALOR NUTRICIONAL

COMBATE

Tomate
Vitamina A, C E e Ferro, Potássio
Maior resistência aos vasos sangüíneos combate a infecções
Cenoura
Vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo
Regula o aparelho digestivo, purifica a bile e fortalece a pele
Cebolinha
Cálcio, ferro, niacina
Estimula o apetite, ajuda na formação de ossos e dentes
Abobrinha
Cálcio, ferro, vitaminas do complexo B e fósforo
Contra a fadiga mental, ajuda na formação de glóbulos vermelhos
Salsa
Ferro vitamina A
Diurético, revitalizaste
Alface
Ferro, cálcio, niacina, vitamina C
Combate insônia, ajuda na cicatrização dos tecidos
Almeirão
Vitaminas do complexo B e vitamina A
Protege a pele
Beterraba
Vitamina C, açúcar, vitamina do complexo B e vitamina A
Laxante, combate anemia e descongestionante das vias urinárias
Couve
Ferro Vitamina A, cálcio, fósforo
Tônico, cicatrizante, estimulante do fígado
Repolho
Vitamina A e C
Combate infecções, depurativo do sangue, estimula a produção de hormônios
Rúcula
Iodo vitamina A e C
Camba te a fadiga, depura o sangue
Manjerona
Sais Minerais
Estimula a eliminação de muco nas vias respiratórias
Erva Cidreira
Sais Minerais
Tonico nervoso, combate cólicas intestinais
Hortelã
Sais Minerais
Analgésico, vermífugo,
Brócolos
Sais minerais
Flatulência, cólicas abdominais, diarréia
Espinafre
Vitamina A, tiamina, potássio, ferro
Combate a desnutrição, manchas na pele e diabete
Berinjela
Sais minerais sódio, vitamina A
Antioxidante, baixa colesterol atua no fígado e

Tabela e dicas de soluções orgânicas naturais

INSUMO
MODO DE PREPARO
MODO DE USO/INDICAÇÃO

Chá de Sabugueiro
Ferver 300g de folha em 1 litro de água
Pulverizar
Controla pulgões
Solução Água e sabão
50g de sabão picado em 5 litros de água. Ferver
Pulverizar depois de esfriar
Controla pulgões e cochonilha
Gergelim
Providenciar um caminho de gergelim em volta do canteiro
Controla formigas, pois mata o fungo do qual se alimentam.
Suco de Pimenta
Fazer suco de pimentas vermelhas e água
Pulverizar
Controla formigas cortadeiras
Leite de Vaca
Usar puro
Pulverizar puro nas plantas controla o íodo em abóboras
Soro de Leite
Usar puro
Pulverizar
Controla ácaros
Macerado de Camomila
Imergir um punhado de flores em água por 2 dias
Pulverizar
Controla doenças fúngicas
Macerado de Cebola
1 kg de cebola em 10 l de água, deixar curtir por 2 dias
Diluir na proporção de 1:3 - Pulverizar
Controla lagarta e pulgões
Cobertura com casca de arroz
Utilizada como cobertura morta entre as plantas
Controla pulgões e moscas brancas
Macerado de manjericão
1 kg de manjericão em 1 l de água por 1 hora em descanso
Diluir na proporção 1:3
Controla besouros
Coentro
Cozinhar folhas de coentro em 2 l de água
Diluir na proporção de 1:3
Controla ácaros e pulgões


Citação Poética

A horta

Horta se parece com filho. Vai acontecendo aos poucos, a gente vai se alegrando a cada momento, cada momento é hora de colheita. Tanto o filho quanto a horta nascem de semeaduras. Semente, sêmen: a coisinha é colocada dentro, seja da mãe/mulher, seja da mãe/terra, e a gente fica esperando, pra ver se o milagre ocorreu, se a vida aconteceu. E quando germina - seja criança, seja planta - é uma sensação de euforia, de fertilidade, de vitalidade. Tenho vida dentro de mim! E a gente se sente um semideus, pelo poder de gerar, pela capacidade de despertar o cio da terra.”

Rubem Alves



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