Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos Email Da Arte ao Artigo

Seja bem vindo! - Da Arte ao Artigo

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Planejamento de Aula 2014 / Projeto do Período Integral - C.E




Planejamento de Aula Anual 2014
Projeto do Período Integral



Professora-Darli Noronha

Disciplina - C.E: Complemento Educacional


4º e 5º ano do ciclo I













São Paulo, 26 de janeiro de 2014.


____________________________________________________________________

Proposta Pedagógica: Projeto do Período Integral C.E
Complemento Educacional 2014



Justificativa

Conscientizações gerais e atividades teóricas e praticas englobando temas transversais multidisciplinares conforme parâmetros curriculares, relacionando complementos educacionais em projetos no período integral, respeitando a realidade cultural e local do aluno.

Desenvolvimento

Oficinas laboratoriais e pedagógicas; salas de aula e ambientes disponíveis da escola; exploração de espaços físicos diversificados; aulas argumentativas e expositivas (teóricas e praticas); exposições dos trabalhos desenvolvidos e participações de eventos.

Conteúdo

  • Arte
  • Artesanato
  • Atividades didáticas com apoio de materiais pedagógicos diversos e interdisciplinares
  • Brinquedotéca
  • Cidadania
  • Datas cívicas e comemorativas
  • Estudos e deveres de casa
  • Ética
  • Leitura de símbolos e imagens
  • Meio ambiente
  • Recreação, esporte e lazer
  • Saúde

Estratégia

  • Atividades artísticas gerais: orientar, mediar, promover e estimular atividades de teatro (laboratório, skets, jogos e exercícios teatrais), laboratórios de danças, ginástica artística, relaxamento, pinturas: faciais, em tela, em lápis de cor, giz de cera e guache, pintura com técnicas mistas, desenho livre e dirigido, recortes e colagem, papel dobradura, etc.

  • Atividades artesanais gerais: orientar, promover, mediar e estimular as atividades artesanais com papelagem, máscara e objetos de papel, papel dobradura, recortes e colagens diversas, confecção de objetos com materiais recicláveis, bijuterias, gesso, potes, caixas, bordados, confecção de objetos com massas de modelar variadas: biscuit, argila, farinha, etc.

  • Atividades de apoio pedagógico: orientar, mediar e aplicar atividades diversas, de forma interdisciplinar em auxilio de reforço, assim como orientar o dever de casa, acentuando as disciplinas de maior necessidade do aluno em seu ciclo de aprendizagem e desenvolvimento.
  • Brinquedotéca: orientar, mediar, promover e estimular atividades recreativas em espaço lúdico pedagógico, com materiais disponíveis da escola, ou com a sugestão e criação do próprio aluno.

  • Atividades de cidadania: orientar, mediar e aplicar atividades diversas, englobando temáticas relacionadas a direitos e deveres de cidadão, relacionadas ao meio social, político e econômico, assim como diversidades culturais, etnias, espaços físicos e patrimoniais.

  • Atividades cívicas e comemorativas: orientar, mediar e aplicar atividades diversas, englobando fatos históricos e culturais, personagens de destaque, festividades, eventos, tradições, curiosidades, etc.

  • Estudos e deveres de casa: apoiar, mediar e orientar os alunos nos deveres de casa e estudos, intermediar pesquisas individuais ou em grupo, assim como proporcionar debates e rodas de conversa.

  • Ética: orientar, mediar e aplicar atividades diversas relacionadas aos aspectos sociais, diversidades culturais, modos e costumes, comportamentos, emoção, regras, família, meios de convivência, religião, etc.

  • Leitura de símbolos e imagens: orientar, mediar, apresentar e aplicar atividades diversas relacionadas a figuras, imagens e símbolos, tais como: seções de videoteca, propagandas, jornais, revistas, livros, obras de artes, etc., propondo criação, leitura e interpretação de diferentes aspectos de textos, sons e linguagens.

  • Meio ambiente: orientar, conscientizar, mediar, promover e estimular as atividades, pesquisas laboratoriais e cientificas, onde o aluno possa explorar seu meio, de forma teórica e prática, com pesquisas, experimentos e ciências com plantas, hortaliças, animais, produtos de origens diversas, sementes, água, luz, etc.

  • Recreação, esporte e lazer: apoiar, mediar, orientar e promover atividades recreativas, de esporte e lazer, brincadeiras livres e culturais, passeios, dinâmicas em grupo, esportes, gincanas, piqueniques, festas, visitas a patrimônios públicos, museu, biblioteca, teatro, clubes, etc.

  • Saúde e alimentação: orientar, apoiar e promover atividades de conscientização sobre temas gerais relacionados à saúde, alimentação, doenças, educação sexual, bons hábitos e costumes.
                   ____________________________________________________________________

Objetivos gerais

·         Estimular os alunos no campo de analise, pesquisa, interpretação e compreensão dos assuntos gerais, assim como o gosto pela leitura, escrita, arte, esporte, lazer, etc., possibilitando e contribuindo com o desenvolvimento psicognitivo e psicomotor, assim como em habilidades racionais, praticas, criatividades e prazer.

·         Contribuir para que os alunos entendam as questões gerais propostas e possam desempenhar seu papel como sujeito atuante da historia, de forma segura, critica, responsável, construtivo e autônomo, tanto nos processos qualitativos como quantitativos, nas atividades individuais ou em grupo, ampliando seu quadro produtivo na escola e na vida cotidiana.

·         Estimular para que o aluno compreenda os propósitos dos novos métodos educacionais, assim como os propósitos do projeto, para que exercite o pensamento cognitivo. De forma que o próprio educando possa distinguir os acontecimentos e as questões relativas, comparativas, equivalências e diferenças.

·         Atuar como mediadora de forma que o aluno possa localizar-se diante de qualquer situação inovadora, oferecendo condições próprias para pensar e discutir, através das defesas argumentativas.


·          Possibilitar o aluno para que assimile e entenda as problemáticas do universo em espaço e tempo, posicionando-se de forma ativa em relação às questões escolares, sociais, culturais, políticas e econômicas, de modo que possam solucionar as atividades com intervenção de conhecimentos presentes em somáticas com os já os existentes.

·         Garantir a inclusão e permanência da criança na escola, prevenindo a evasão e o fracasso no desempenho escolar, com apoio de atividades de reforços, extracurriculares e multidisciplinares.

·         Contribuir com o desenvolvimento humano na busca de qualidade de vida.

·         Contribuir para a redução do tempo de exposição de crianças e adolescentes a situações de risco social (violência, abusos, trabalho infantil, fome, etc).

·         Promover a inclusão e promoção social da criança e seus familiares de forma participativa e atuante na escola.

____________________________________________________________________


Objetivos específicos

  • Arte

Contribuir e inserir o aluno nas atividades artísticas, capacitando os a trabalhar, participar, pesquisar, contextualizar, criar e compreender os diferentes aspectos visuais no mundo das artes; possibilitando o desenvolvimento e competência para compor projetos individuais ou em grupo sobre a natureza da arte e suas relações com a educação e cultura, envolvendo os mais diferentes campos de linguagens, expressão física, corporal e visual, inseridas nas obras, música, vídeos, teatro, etc.

  • Artesanato

Contribuir e estimular para que o aluno tenha autonomia e realize atividades direcionadas ao desenvolvimento criativo, intelectual e artístico; utilizando materiais diversificados, tais como: massas de modelar, papel, tintas, objetos recicláveis, tecidos, etc.
Visando que nas atividades artesanais o aluno possa desperte seu o lado criativo, contribuindo também com seu desenvolvimento educativo de forma divertida e prazerosa, que além de contribuir com o meio ambiente poderá gerar no futuro uma fonte de renda complementar para o âmbito familiar do aluno.

  • Atividades didáticas com apoio de materiais pedagógicos

Contribuir para que o aluno exercite o que já aprendeu e se aproxime (tenha noções) daquilo que ainda não conhece, compreendendo e se aproximando das atividades propostas; estimulando o gosto pelas pesquisas, escrita e leitura, contribuindo para o desenvolvimento psicognitivo e motor.  Assim como contribuir, mediar e apoiar o professor do período normal disciplinar, para que o mesmo tenha sucesso em seu processo de desenvolvimento educativo.

  • Brinquedoteca

Um dos objetivos fundamentais da disciplina C.E é estimular a criança a explorar os espaços, brinquedos e brincadeiras, pelo entretecimento imaginativo, inventivo por meio de jogos, brinquedos, brincadeiras, fantasias, objetos e acessórios que componham o espaço temático necessário, onde os alunos possam aprender brincando, elevando seu grau de aprendizagem. 

  • Cidadania

 Possibilitar para que o aluno construa sua própria identidade, e posso atuar como sujeito político social e participativo, adquirindo conhecimento, confiança, senso critico criatividade e autonomia, para interagir diante dos fatos: sociais, culturais, políticos e econômicos; assim como, zelar pelos patrimônios e espaços físicos, onde todos nós temos direitos e deveres a cumprir, respeitando as leis normas, pluralidade culturais, realidades locais, tempo, meios sociais, transformações, modernidades, etc.


  • Datas cívicas e comemorativas

Contribuir para que o aluno compreenda a importância das datas cívicas e comemorativas, assim como as pessoas que se destacaram no percurso da história em espaços e tempos diversificados, contribuindo com o progresso e desenvolvimento de nosso país. Conscientizando o aluno que, a história e a nossa história vive em constantes transformações (A cada nova descoberta surge uma nova história).

  • Estudos e deveres de casa

Contribuir com o professor das disciplinas normais educativa, apoiando e orientando nos deveres de casa, com a finalidade de reforçar nas atividades já dadas, de forma que some e amplie o grau de desenvolvimento do aluno, assim como, estimular o hábito, responsabilidades, gosto e prazer pelo estudo.

  • Ética

Conscientizar e estimular o aluno na compreensão e importância da ética no meio em que vivemos nas questões de atitudes, valores, bons modos, solidariedade, responsabilidade, justiça, etc., nas mais variadas situações cotidianas.

  • Leitura de símbolos e imagem

Possibilitar para que o aluno possa correlacionar imagens, figuras, símbolos, textos, ruídos e sons e suas múltiplas linguagens, ampliando sua capacidade de interpretação, observação, para que possa questionar argumentar, comparar e relacionar os fatos estudados, pesquisados ou apresentados por meio dos recursos audiovisuais: vídeo, TV, jornais, radio, CD, revistas, livros, obras de artes, etc.

  • Meio ambiente

Conscientizar os alunos para que contribuam com a proteção, preservação e cuidados com o meio ambiente dos espaços onde vivemos e do mundo; praticando ações simples como: recolher e não espalhar lixo nos espaços físicos de nosso planeta, cuidar e economizar água, controlar o consumo de energia elétrica, preservar a fauna e flora, reaproveitar os produtos recicláveis, etc., assim como, compreender os fatos que geram acidentes ambientais, tanto de forma natural pela ação do tempo ou pela ação do homem.

  • Recreação, esporte e lazer

Promover brincadeiras, atividades físicas e lazer, com a finalidade de despertar no aluno o prazer, a descontração, a criatividade, o equilíbrio, a autoconfiança e a agilidade, contribuindo para que o aluno tenha sua participação de forma ativa, tanto nas atividades individuai como em grupo, assim como: desenvolver seu empenho, postura, intelecto e relação nas atividades sociais.


  • Saúde

Contribuir e promover atividades para que o aluno desenvolva conhecimento e hábitos saudáveis no seu meio, nos aspectos emocionais e físicos, focando as questões de saúde: higiene, boa alimentação, emoção, doenças contraídas, doenças transmissíveis, etc.

____________________________________________________________________

Recursos pedagógicos

Atividades impressas, mimeografadas, xerocadas, pôster, recursos audiovisuais, quadro negro, giz, revistas, livros, jornais, materiais artísticos gerais, materiais recicláveis, brinquedos, jogos recreativos e didáticos, laboratório e oficinas de teatro e dança. 

Metodologia

Aulas mediadoras, argumentativas, recreativas, reflexivas, expositivas com procedimentos teóricos e práticos: promovendo brincadeiras, recreações, culinária, cultivo da terra, debates, rodas de conversa, atividades didáticas, interpretação de texto e imagem, leitura de símbolos, seção de videoteca, dança, teatro, passeios, artesanatos, apoio ao dever de casa, preservação da escola, festas sociais, confraternização, arte e relaxamento.

Critérios de avaliação

Delineamento de observação diagnostica, com procedimento de coleta de informação da contribuição pertinente para desenvolvimento do aluno.

____________________________________________________________________


Bibliografia

ALMEIDA, Milton José de. Imagens e sons: a nova cultura oral; São Paulo, Ed. Cortez, 1994.

ARAUJO, Ana Maria, FREIRE, Paulo, OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno, MACHADO, Roberto Luiz: Pedagogia da libertação; São Paulo, Ed. UNESP, 2004.

ARTIGO CENPEC- Centro de estudantes e pesquisas para educação, cultura e ação comunitária; Importância e função do registro - Ensinar e aprender; CENPEC, São Paulo, 2000.

DALLARI, D.A. Direitos Humanos e Cidadania; 1ª ed. São Paulo, Ed. Moderna, 1998.

FRIENDMANN, Adriana, et al. O direito de brincar: A brinquedotéca; São Paulo, Scrita: ABRINQ, 1992.

FREIRE, Paulo, Pedagogia da autonomia: Saber necessário á pratica da educativa; 20ª ed. São Paulo, Ed. Paz e Terra, 2000.

GEERTZ, Clifford. O Impacto do Conceito de Cultura sobre o Conceito de Homem in A INTERPRETAÇÃO DAS CULTURAS. Rio: Jorge Zahar, 1995; capitulo 2, Parte III, pp. 55 – 63.

LOPES, Vera Neuza, Brinquedos e jogos, in: Revista do Professor, Porto alegre, Abril/Junho, 2003.

MARTINS, Mirian Celeste, PICOSQUE, Gisa, GUERRA, M. Teresinha Telles, A língua do Mundo: poetizar, fruir e conhecer arte; ED. FTD, São Paulo, 1998.

PCN – Parâmetro curricular da Educação: Temas Transversais da Educação Básica – Secretaria da Educação fundamental, Brasília, M, 1997/2002.

RICOEUR, Paul. Introdução. In: UNESCO (Org.). As Culturas e o Tempo. Petrópolis: editoras Vozes, São Paulo: Edusp, 1975.

http//- boasaude. uol.com.br (Saúde e higiene)- consulta 09/03/2010

http//-portal. mec.gov.br (Proposta pedagógica para projetos complementares educacionais)-consulta 09/03/2010

www.cmdcario.rj.gv.br (Projetos escolares)- 07/03/2010

www.missãocriança.org.br (Complementos educacionais -Ética e Cidadania)- 09/03/2010

www.projeto – alavanca.org.br (Como montar um bom planejamento de aula)- 09/03/2010




0 comentários:

Postar um comentário