Planejamento de Aula Anual 2014
Projeto do Período Integral
Professora-Darli Noronha
Disciplina - C.E: Complemento Educacional
4º e
5º ano do ciclo I
São Paulo, 26 de
janeiro de 2014.
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Proposta Pedagógica: Projeto do Período Integral C.E
Complemento Educacional 2014
Justificativa
Conscientizações
gerais e atividades teóricas e praticas englobando temas transversais
multidisciplinares conforme parâmetros curriculares, relacionando complementos
educacionais em projetos no período integral, respeitando a realidade cultural
e local do aluno.
Desenvolvimento
Oficinas
laboratoriais e pedagógicas; salas de aula e ambientes disponíveis da escola;
exploração de espaços físicos diversificados; aulas argumentativas e
expositivas (teóricas e praticas); exposições dos trabalhos desenvolvidos e
participações de eventos.
Conteúdo
- Arte
- Artesanato
- Atividades didáticas com apoio de materiais pedagógicos diversos e interdisciplinares
- Brinquedotéca
- Cidadania
- Datas cívicas e comemorativas
- Estudos e deveres de casa
- Ética
- Leitura de símbolos e imagens
- Meio ambiente
- Recreação, esporte e lazer
- Saúde
Estratégia
- Atividades artísticas gerais: orientar, mediar, promover e estimular atividades de teatro (laboratório, skets, jogos e exercícios teatrais), laboratórios de danças, ginástica artística, relaxamento, pinturas: faciais, em tela, em lápis de cor, giz de cera e guache, pintura com técnicas mistas, desenho livre e dirigido, recortes e colagem, papel dobradura, etc.
- Atividades artesanais gerais: orientar, promover, mediar e estimular as atividades artesanais com papelagem, máscara e objetos de papel, papel dobradura, recortes e colagens diversas, confecção de objetos com materiais recicláveis, bijuterias, gesso, potes, caixas, bordados, confecção de objetos com massas de modelar variadas: biscuit, argila, farinha, etc.
- Atividades de apoio pedagógico: orientar, mediar e aplicar atividades diversas, de forma interdisciplinar em auxilio de reforço, assim como orientar o dever de casa, acentuando as disciplinas de maior necessidade do aluno em seu ciclo de aprendizagem e desenvolvimento.
- Brinquedotéca: orientar, mediar, promover e estimular atividades recreativas em espaço lúdico pedagógico, com materiais disponíveis da escola, ou com a sugestão e criação do próprio aluno.
- Atividades de cidadania: orientar, mediar e aplicar atividades diversas, englobando temáticas relacionadas a direitos e deveres de cidadão, relacionadas ao meio social, político e econômico, assim como diversidades culturais, etnias, espaços físicos e patrimoniais.
- Atividades cívicas e comemorativas: orientar, mediar e aplicar atividades diversas, englobando fatos históricos e culturais, personagens de destaque, festividades, eventos, tradições, curiosidades, etc.
- Estudos e deveres de casa: apoiar, mediar e orientar os alunos nos deveres de casa e estudos, intermediar pesquisas individuais ou em grupo, assim como proporcionar debates e rodas de conversa.
- Ética: orientar, mediar e aplicar atividades diversas relacionadas aos aspectos sociais, diversidades culturais, modos e costumes, comportamentos, emoção, regras, família, meios de convivência, religião, etc.
- Leitura de símbolos e imagens: orientar, mediar, apresentar e aplicar atividades diversas relacionadas a figuras, imagens e símbolos, tais como: seções de videoteca, propagandas, jornais, revistas, livros, obras de artes, etc., propondo criação, leitura e interpretação de diferentes aspectos de textos, sons e linguagens.
- Meio ambiente: orientar, conscientizar, mediar, promover e estimular as atividades, pesquisas laboratoriais e cientificas, onde o aluno possa explorar seu meio, de forma teórica e prática, com pesquisas, experimentos e ciências com plantas, hortaliças, animais, produtos de origens diversas, sementes, água, luz, etc.
- Recreação, esporte e lazer: apoiar, mediar, orientar e promover atividades recreativas, de esporte e lazer, brincadeiras livres e culturais, passeios, dinâmicas em grupo, esportes, gincanas, piqueniques, festas, visitas a patrimônios públicos, museu, biblioteca, teatro, clubes, etc.
- Saúde e alimentação: orientar, apoiar e promover atividades de conscientização sobre temas gerais relacionados à saúde, alimentação, doenças, educação sexual, bons hábitos e costumes.
Objetivos gerais
·
Estimular os alunos no campo de analise,
pesquisa, interpretação e compreensão dos assuntos gerais, assim como o gosto
pela leitura, escrita, arte, esporte, lazer, etc., possibilitando e
contribuindo com o desenvolvimento psicognitivo e psicomotor, assim como em
habilidades racionais, praticas, criatividades e prazer.
·
Contribuir para que os alunos entendam as
questões gerais propostas e possam desempenhar seu papel como sujeito atuante
da historia, de forma segura, critica, responsável, construtivo e autônomo,
tanto nos processos qualitativos como quantitativos, nas atividades individuais
ou em grupo, ampliando seu quadro produtivo na escola e na vida cotidiana.
·
Estimular para que o aluno compreenda os
propósitos dos novos métodos educacionais, assim como os propósitos do projeto,
para que exercite o pensamento cognitivo. De forma que o próprio educando possa
distinguir os acontecimentos e as questões relativas, comparativas,
equivalências e diferenças.
·
Atuar como mediadora de forma que o aluno possa localizar-se
diante de qualquer situação inovadora, oferecendo condições próprias para
pensar e discutir, através das defesas argumentativas.
·
Possibilitar
o aluno para que assimile e entenda as problemáticas do universo em espaço e
tempo, posicionando-se de forma ativa em relação às questões escolares,
sociais, culturais, políticas e econômicas, de modo que possam solucionar as
atividades com intervenção de conhecimentos presentes em somáticas com os já os
existentes.
·
Garantir a inclusão e permanência da criança na
escola, prevenindo a evasão e o fracasso no desempenho escolar, com apoio de
atividades de reforços, extracurriculares e multidisciplinares.
·
Contribuir com o desenvolvimento humano na busca
de qualidade de vida.
·
Contribuir para a redução do tempo de exposição
de crianças e adolescentes a situações de risco social (violência, abusos,
trabalho infantil, fome, etc).
·
Promover a inclusão e promoção social da criança
e seus familiares de forma participativa e atuante na escola.
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Objetivos específicos
- Arte
Contribuir e inserir o aluno nas
atividades artísticas, capacitando os a trabalhar, participar, pesquisar,
contextualizar, criar e compreender os diferentes aspectos visuais no mundo das
artes; possibilitando o desenvolvimento e competência para compor projetos
individuais ou em grupo sobre a natureza da arte e suas relações com a educação
e cultura, envolvendo os mais diferentes campos de linguagens, expressão
física, corporal e visual, inseridas nas obras, música, vídeos, teatro, etc.
- Artesanato
Contribuir e estimular para que o
aluno tenha autonomia e realize atividades direcionadas ao desenvolvimento
criativo, intelectual e artístico; utilizando materiais diversificados, tais
como: massas de modelar, papel, tintas, objetos recicláveis, tecidos, etc.
Visando que nas atividades
artesanais o aluno possa desperte seu o lado criativo, contribuindo também com
seu desenvolvimento educativo de forma divertida e prazerosa, que além de
contribuir com o meio ambiente poderá gerar no futuro uma fonte de renda
complementar para o âmbito familiar do aluno.
- Atividades didáticas com apoio de materiais pedagógicos
Contribuir para que o aluno
exercite o que já aprendeu e se aproxime (tenha noções) daquilo que ainda não
conhece, compreendendo e se aproximando das atividades propostas; estimulando o
gosto pelas pesquisas, escrita e leitura, contribuindo para o desenvolvimento
psicognitivo e motor. Assim como
contribuir, mediar e apoiar o professor do período normal disciplinar, para que
o mesmo tenha sucesso em seu processo de desenvolvimento educativo.
- Brinquedoteca
Um dos objetivos fundamentais da
disciplina C.E é estimular a criança a explorar os espaços, brinquedos e
brincadeiras, pelo entretecimento imaginativo, inventivo por meio de jogos,
brinquedos, brincadeiras, fantasias, objetos e acessórios que componham o
espaço temático necessário, onde os alunos possam aprender brincando, elevando
seu grau de aprendizagem.
- Cidadania
Possibilitar para que o aluno construa sua
própria identidade, e posso atuar como sujeito político social e participativo,
adquirindo conhecimento, confiança, senso critico criatividade e autonomia,
para interagir diante dos fatos: sociais, culturais, políticos e econômicos;
assim como, zelar pelos patrimônios e espaços físicos, onde todos nós temos
direitos e deveres a cumprir, respeitando as leis normas, pluralidade
culturais, realidades locais, tempo, meios sociais, transformações,
modernidades, etc.
- Datas cívicas e comemorativas
Contribuir para que o aluno
compreenda a importância das datas cívicas e comemorativas, assim como as
pessoas que se destacaram no percurso da história em espaços e tempos
diversificados, contribuindo com o progresso e desenvolvimento de nosso país. Conscientizando
o aluno que, a história e a nossa história vive em constantes transformações (A
cada nova descoberta surge uma nova história).
- Estudos e deveres de casa
Contribuir com o professor das
disciplinas normais educativa, apoiando e orientando nos deveres de casa, com a
finalidade de reforçar nas atividades já dadas, de forma que some e amplie o
grau de desenvolvimento do aluno, assim como, estimular o hábito,
responsabilidades, gosto e prazer pelo estudo.
- Ética
Conscientizar e estimular o aluno
na compreensão e importância da ética no meio em que vivemos nas questões de
atitudes, valores, bons modos, solidariedade, responsabilidade, justiça, etc.,
nas mais variadas situações cotidianas.
- Leitura de símbolos e imagem
Possibilitar para que o aluno
possa correlacionar imagens, figuras, símbolos, textos, ruídos e sons e suas
múltiplas linguagens, ampliando sua capacidade de interpretação, observação,
para que possa questionar argumentar, comparar e relacionar os fatos estudados,
pesquisados ou apresentados por meio dos recursos audiovisuais: vídeo, TV,
jornais, radio, CD, revistas, livros, obras de artes, etc.
- Meio ambiente
Conscientizar os alunos para que
contribuam com a proteção, preservação e cuidados com o meio ambiente dos
espaços onde vivemos e do mundo; praticando ações simples como: recolher e não
espalhar lixo nos espaços físicos de nosso planeta, cuidar e economizar água,
controlar o consumo de energia elétrica, preservar a fauna e flora,
reaproveitar os produtos recicláveis, etc., assim como, compreender os fatos
que geram acidentes ambientais, tanto de forma natural pela ação do tempo ou
pela ação do homem.
- Recreação, esporte e lazer
Promover brincadeiras, atividades
físicas e lazer, com a finalidade de despertar no aluno o prazer, a
descontração, a criatividade, o equilíbrio, a autoconfiança e a agilidade,
contribuindo para que o aluno tenha sua participação de forma ativa, tanto nas
atividades individuai como em grupo, assim como: desenvolver seu empenho,
postura, intelecto e relação nas atividades sociais.
- Saúde
Contribuir e promover atividades
para que o aluno desenvolva conhecimento e hábitos saudáveis no seu meio, nos
aspectos emocionais e físicos, focando as questões de saúde: higiene, boa
alimentação, emoção, doenças contraídas, doenças transmissíveis, etc.
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Recursos pedagógicos
Atividades impressas,
mimeografadas, xerocadas, pôster, recursos audiovisuais, quadro negro, giz,
revistas, livros, jornais, materiais artísticos gerais, materiais recicláveis,
brinquedos, jogos recreativos e didáticos, laboratório e oficinas de teatro e
dança.
Metodologia
Aulas mediadoras, argumentativas,
recreativas, reflexivas, expositivas com procedimentos teóricos e práticos:
promovendo brincadeiras, recreações, culinária, cultivo da terra, debates,
rodas de conversa, atividades didáticas, interpretação de texto e imagem,
leitura de símbolos, seção de videoteca, dança, teatro, passeios, artesanatos,
apoio ao dever de casa, preservação da escola, festas sociais,
confraternização, arte e relaxamento.
Critérios de avaliação
Delineamento de observação
diagnostica, com procedimento de coleta de informação da contribuição pertinente
para desenvolvimento do aluno.
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